Realidade virtual vs Realidade aumentada
Bem vindos novamente! O tema de hoje é realidade virtual vs realidade aumentada, vamos aprender mais sobre este assunto?
A realidade aumentada é uma tecnologia de ponta que permite misturar o mundo real com o virtual, permitindo uma maior interação e abrindo uma nova dimensão na maneira como executamos tarefas.
Com a tecnologia atual, esta realidade tornou-se mais acessível através de smartphones, tablets e outros dispositivos.
A realidade aumentada resulta da sobreposição de objetos virtuais, que podem ser gerados por um computador, através de um dispositivo tecnológico (que pode ser o próprio computador ou outro dispositivo). Desta forma, para que a realidade aumentada seja possível, é preciso um dispositivo que consiga capturar um vídeo e exibir o conteúdo ao usuário em tempo real.
Tem diversas aplicações, como por exemplo:
- entretenimento: criação de jogos mais interativos que os já existentes
- medicina: cirurgias remotas, nas quais o médico pode estar a
quilómetros de distância do paciente
- indústria automobilística: facilita a manutenção do carro pelo prório dono, através de manuais de instrução interativos
REALIDADE VIRTUAL
A realidade virtual consiste na utilização de ambientes simulados através do computador para construir uma plataforma realista que permite ao utilizador interagir, visualizar e manipular objetos destes, proporcionando a sensação de que o que este está a ver é real.
Esta técnica avançada de interface dá a oportunidade ao utilizador de realizar imersão, navegação e interação num ambiente sintético 3D gerado pelo computador. A realidade virtual é a técnica que permite maior imersão ao utilizador.
- óculos para visualização estereoscópica
- luvas de dados
- auscultadores
- capacete de visualização
- teclado
- monitor
- spacemouse
- fatos de realidade virtual
Comentários
Enviar um comentário